domingo, 24 de fevereiro de 2013

Reduzir

Eu consumidora me confesso: não tínhamos muitas preocupações com o consumo de certas coisas e havia grande dose de desperdício. A pasta dos dentes ainda não tinha sido utilizada até ao fim e já estava uma nova colocada ao lado da aberta; há uns 5 ou 6 champos meio cheios, quase vazios ou praticamente cheios no duche;  2 ou 3 cremes hidratantes porque há sempre um que parece mais apelativo e lá se comprava na ansia de experimentar a nova textura ou o novo aroma; não era necessário mais uma escova ou pente mas parecia melhor e não era caro lá se comprava. Por isso um dos primeiros objectivos para reduzir a tralha cá de casa e o consumo e desperdício é bastante simples: não comprar nenhum artigo de higiene/cosmética até acabar com tudo o que há cá por casa e não é pouco. Sei que parece pouco mas é com baby steps que se começa e com objectivos claros e despretensiosos para que nos possamos focar e levar esse único objectivo até ao fim. Claro que o objectivo maior será depois alargar esta missão a todas as áreas da casa/vida mas vamos devagar...

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Organização precisa-se

Agora que a família aumentou e passamos de 3 para 5 (tive gémeos) sinto que necessito de reformular a forma como se vive cá por casa, sinto que, mais do que nunca, é necessária uma nova organização doméstica. Com tantos afazeres, mais roupa para lavar, passar etc, mais louça para lavar, mais brinquedos e acessórios para manter arrumados, mais roupas de cama, de casa de banho, mais banhos para dar, mais bocas (lindas) para alimentar, mais coisas para arrumar na despensa, etc, penso que o ideal seria atingir um estilo de vida mais minimalista e centrado no essencial. Isto, obrigando-me a ser mais metódica, traria menos stress, menos ansiedade e menos trabalho e menos despesa, o que, convenhamos, seria só vantagens. O problema é que para se conseguir é necessário percorrer um longo caminho e envolver todos os elementos na mesma missiva. Não se trata apenas de ter menos coisas em casa, abrange todas as áreas casa, trabalho, vida pessoal, em tudo saber distinguir o essencial do acessório, menos dispersão, menos, distracção, etc, é todo um modo de vida que se pauta pela máxima do "menos é mais". Entusiasmo não me falta e o motivo pelo qual escrevo isto aqui é que pretendo fazer deste canto um espaço onde partilhe e veja preto no branco as minhas conquistas e as minhas fraquezas no percurso que iniciei nesse sentido. O blog da Rita, "the busy woman and the stripy cat" foi o meu motor de inspiração. Comecei por ler os ebooks que ela própria escreveu e que tem disponíveis para download e depois comecei por ler outros livros, sites e blogs que ela própria vai recomendando.
Neste momento leio "The power of less" de Leo Babauta, um guru nestas matérias e ajuda-me a colocar as coisas noutra perspectiva, é muito interessante.


Espero ir tendo desenvolvimentos acerca do que vou conseguindo colocar em prática cá por casa!

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Regresso

Ao fim de mais de um ano de ausência quase me sinto uma intrusa aqui. A grande novidade é que a família aumentou, estou ainda de licença de maternidade e é grande a necessidade de voltar a um espaço de recreio só meu onde me possa refugiar um pouco e relaxar.