terça-feira, 19 de outubro de 2010

Medidas de contenção

O plano de contenção doméstico começou. Não é que seja esbanjadora mas não era cuidadosa com certas coisas. Por exemplo: apesar de ter tarifa bi-horária de electricidade, nunca me preocupei e lavava a roupa quando me dava mais jeito ou quando me lembrava. Ora isso acabou, agora programo sempre a máquina para iniciar a lavagem cerca das 02h30 para aproveitar o período super-vazio (o mais económico) das 2h00 às 6h00 da manhã.
Presto mais atenção às luzes que vão ficando acesas e vou ensinando o pequenote ( e o grandote também) a deixá-las apagadas quando deixa uma divisão e tento fazer um bom aproveitamento da luz natural e do aquecimento das divisões através do sol e desligar todos os stand by's durante a noite e sempre que os aparelhos não estão em uso. Este inverno vou ainda tentar restringir ao máximo o uso da máquina de secar, que, como é sabido, é dos electrodomésticos que mais energia consomem.  Pois é, há que poupar em tudo o que se pode e a partir de ontem.

12 comentários:

  1. POis é são medidas simples que fazem toda a diferença, eu também ando constantemente pela casa a desligar as luzes.
    beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Pois é, acabou-se o desleixe cá em casa!

    ResponderEliminar
  3. E eles já andam a ameaçar que a luz vai subir quase 4%. Assim não dá!

    ResponderEliminar
  4. É verdade, isto está com previsões um tanto ou quanto assustadoras! Eu tb tenho o bi-horário, mas tb nunca tenho o cuidado de pôr a lavar nessas horas, simplesmente pq com a roupa principalmente, acho que depois fica lá a noite toda á espera que a tire e acaba por ficar ainda mais amarrotada, mas como tenho a possibilidade de a programar, já pensei em faze-lo mas de maneira a que acabe mais sobre a manhã. O pior mesmo é coloca-la a trabalhar assim! Jà uma vez tentei e quando lá cheguei de manhã, não tinha lavado...... enfim, nada que o livro de instruções não deva explicar! Agora saber onde ele anda..... ehehehehe
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Olá, realmente isto não está nada fácil. Temos que poupar nas coisas que achamos mais minimas.
    Beijinhos, até mais ler

    ResponderEliminar
  6. É verdade a conjuntura nacional/mundial não está para brincadeiras. Cá por casa também ando sempre a desligar tudo.

    ResponderEliminar
  7. Fico contente que tenhas gostado da minha dica e de teres vindo contar :)
    Sem dúvida que o factor "económico" é o mais agradável.
    beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Realmente... estou ao tempo para alterar a tarifa do bi-horário e nunca mais é tempo! Dessta semana não passa. Máquina de secar já tive mas vendi, nuca me dei bem com aquilo, acabava por gastar na electricidade da máquina e na do ferro! Acendo a salamandra e estendo a roupa debaixo do telheiro se vejo que não seca mesmo trago-a para dentro ... e depois monto o estendal na sala ( que horror!!! mas ao menos seca... )

    Ehehhe

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Realmente a máquina de secar gasta muito mas vivendo num apartamento é-me mesmo muito útil e uso só mesmo quando o tempo está muito húmido, só tenho pena que nem esta nem a da louça tenham temporizador senão também os programava para a madrugada... Quanto ao estendal muitas vezes também tenho o meu na cozinha ;)
    Beijinhos a todas!

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho máquina de secar e apesar de ter telheiro no inverno quando é muita, tenho mesmo de a secar na máquina principalmente quando chove ou mesmo quando não chove, mas estão aqueles dias cinzentos e muito húmidos! Lá fora no inverno não a posso deixar, aqui onde moro toda a gente tem lareira então quando a vou apanhar no dia a seguir é um cheiro a queimado que não se pode! Já a tenho trazido tb para dentro de casa, mas quando são coisas grandes como lençois e toalhas não dá mesmo. Qd morava no apartamento entendia-a no sotão, mas tb ficava com um cheiro a mofo... então decidi comprar a máquina e se tiver-mos a possibilidade de tirar a roupa de lá assim que ela acaba de secar, muita dela nem precisa de ser passada! Mas é verdade, gasta muito!

    ResponderEliminar
  11. Finalmentem entendi-me com a máquina da roupa na questão de a deixar programada! Estava a fazer tudo correcto, apenas não estava a carregar no botão de iniciar, por pensar que não era necessário, visto que sera para iniciar mais tarde! Afinal tenho de carregar na mesma, para ela iniciar a "contagem regressiva" para começar a trabalhar lololol
    Obrigada por este post, com ele arregacei as mangas e fui ver como aquilo se fazia, se calhar senão fosses tu, a esta hora ainda não me tinha dado para aí!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Sissamar, que bom, fico contente! Desde que comecei a utilizar essa opção já não faço de outra forma! Beijinhos

    ResponderEliminar