terça-feira, 14 de setembro de 2010

Pequeno Grande Problema

Acho que vou precisar de todos os conselhos possíveis para tratar um pequeno grande problema cá em casa.

Como já referi o meu filhote K. tem 3 anos e meio e o grande problema é que não quer dormir na sua cama, no seu quarto e eu já tentei de tudo: mudei a disposição do quarto; deitar-me com ele até ele adormecer (o que já resultou mas agora não); deixar uma luz acesa; suborná-lo (sim com presentinhos se dormisse toda a noite na sua cama), explicar-lhe conversando calmamente; ler as histórias todas e mais alguma e nada... Ou não adormece de todo (e mal chega à nossa cama são 5 minutos) ou adormece e acorda de noite e vai ter connosco. Já não sei o que faça...

E pior, eu sempre fui daquelas que dizia que é péssimo os filhos dormirem com os pais, e que devem ser autónomos etc (e continuo a pensar da mesma forma).

Contextualizando um pouco isto: desde os 7 meses que ele dormia na sua caminha de grades no seu quarto sem qualquer problema. Com um ano foi para a creche e coincidiu com a partida do meu marido para Angola (onde esteve 1 ano e meio vindo a casa só de 3 em 3 meses), nessa altura passou mal, durante 6 meses teve uma otite e/ou amigdalite uma vez por mês. Como chorava muito de noite e eu andava exausta levava-o para a minha cama e aí começou o vício.
Actualmente o meu marido continua deslocado só vindo a casa ao fim de semana e ele durante a semana dorme comigo e ao fim de semana no meio dos dois o que se torna complicado não só porque já está grande, mexe-se imenso e não nos deixa dormir como também não nos deixa namorar o que convenhamos é mau!!
O que me preocupa imenso é que seja prejudicial para a sua formação esta dependência e falta de autonomia.

Alguém passa por isto também? 
Aceito conselhos e sugestões.

7 comentários:

  1. Situação difícil...
    A minha filha dormiu connosco até aos 2 anos (embora tivesse um quartinho decorado só para ela, mas quem lá dormia era o bebé da casa, até ter um ano). Nós gostávamos e ela também.
    Depois decidimos fazer um quarto para cada um, então o irmão saíu do quarto dela e ela foi para lá. Dissémos que ela já era uma menina crescida, muito linda, etc, e funcionou. Claro que ao fim de semana, a nossa cama parece um ninho de ratos, com os quatro juntos logo de manhã, mas é uma delícia.
    Se já tentaste tudo até subornos (que era o que eu ia sugerir lol), não sei bem que dica te dar...
    Boa sorte

    ResponderEliminar
  2. Não sei bem o que te diga, é muito complicado os nossos filhotes têm uma capacidade incrivel de nos dar a volta eu compreendo-te...Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Isso é mesmo complicado...

    A minha filha tem 8, em pequena dormiu muitas vezes connosco, primeira filha, eu mãe babadíssima a adorar o rebento, gostava tanto do cheirinho dela!!! Agora, e já há alguns anos, o meu marido trabalha por turnos e há noites em que entra à meia-noite e sai ás 8 da manhã, eu como não gosto nada de dormir sozinha deixo-a ficar comigo... Maus hábitos, pois é. Mas para ser sincera nem me importo. Temos uma regra, quando o pai está em casa ela dorme na cama dela e eu adormeço-a ( então em tempo de aulas ás 22h está deitada ) depois se acordar pode vir ter connosco. Ela fica descansada porque está à vontade e raramente vem, a não ser que tenha um sonho mais pesado. Sem regras nada feito!

    O teu pequenino... deixa-o lá! Ele também tem tempo, conheço muito boa gente que dorme com os filhos e o quarto das crianças é o dormitório do pai.

    Acho que o que convém é que ele saiba que estás mesmo ali ao lado e que está à vontade se precisar de alguma coisa. Agora proibir e gritar, ralhar, e por de castigo só piora... depois vem o chichi na cama e os sonhos maus.

    Não sei se ajuda, eu fui mãe muito nova e nunca gostei de ouvir como educar a minha filha, até hoje acho que não me saí mal. E não é por dormir comigo com 8 anos que deixa de ser educada. Espero que venha pedir-me colo até ao 50!!

    * a parte do namoro... é que é pior! Olha escolhe uma divisão e tranca a porta!! lol, até apimenta a coisa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Muito muito obrigada principalmente pela compreensão e pelo apoio. Há de facto quem me diga para não dramatizar e deixar andar porque ele vai chegar a um ponto em que por ele não vai querer ficar mas o meu medo é que isso só acontece aos 18 ;) Quanto ao namoro arranja-se sempre maneira...
    Agora ando a prepará-lo a dizer que quando fizer 4 anos já não pode dormir comigo ou no meio dos dois, vamos lá ver...
    Sinto-me bem melhor depois das vossas palavras, obrigada!

    ResponderEliminar
  5. olá,

    sugiro uma pesquisa no google para "co-sleeping", é fenomenal tudo o que já se estudou sobre dormir cm bebés.

    Se não leres em inglês, há em portugal uma representante da Associação Internacional de Educação Intuitiva que seguramente terá todo o prazer em falar contigo: Natália Fialho http://apilisboa.blogspot.com/

    Se te apetecer aventurar em leituras mais profundas, aqui ficam os meus links favoritos:
    - http://www.tccmaven.com/articles/
    - http://www.naturalchild.org/articles/sleeping.html

    Este fim de semana, 25 e 26 de Setembro, há um encontro dedicado à maternidade em Sintra com círculos maternos onde um dos temas a debater é o sono das crianças e pais. é tudo gratuito: http://encontromaternidadenatural.blogspot.com/

    tudo de bom

    cm

    ResponderEliminar
  6. Want a miracle- muito obrigada pelas sugestões, vou fazer a pesquisa com certeza!

    ResponderEliminar
  7. O meu até aos 22 meses deitavamos-o na cama dele e ele ficava feliz. Agora não... de repente deixou de querer... Agora é sentado na sala a ouvir musica e depois pomos na cama dele. Para já ainda não chegamos ao problema que tens!

    ResponderEliminar